Sobre a paisagem

Vista Cansada

2016

A distinção entre paisagem e pessoa é coisa que dura pouco. Criatura e criador costumam se juntar em um abraço onde se perdem a distância e o espanto. Figura e fundo se fundem, se afundam.

Vista Cansada é um jogo de liga-pontos plotado na parede. Projetado para se adaptar à dimensão do espaço, transforma o ambiente em um jogo interativo. Uma vez conectados pelo público, os pontos revelam texto que aborda um embate entre o olhar e a paisagem, descrevendo elementos e ações do entorno que, aos poucos, se tornam invisíveis ao olhar. Canetas pilot de diferentes cores ficam à disposição do visitante para que ele possa ligar os pontos nas paredes.

Vista cansada, 2016
Vista cansada, 2016. Foto: Thalles Leite.

Do aparato e do funcionamento

2016

Díptico com textos em braile impressos sobre papel branco e emoldurados como quadros. Em Do aparato está escrito em braile a palavra PERSPECTIVA. Em Do funcionamento o texto é DA PAISAGEM O OLHO SÓ CONQUISTA O QUE JÁ TEM. O visitante pode experimentar ler a obra com os dedos.

Do aparato / Do funcionamento, 2016. Foto: Thalles Leite

Murmúrio

2012

Projeção de imagens de periferias de diferentes cidades do mundo sobre sete auto-falantes que emitem, cada um, uma palavra que compõe a mensagem: SOBRE – TUDO – SOBRE – TODOS – SOBRE – VOO – SOBRO. Os auto-falantes são fixados na parede sobre círculos negros de vinil a uma distância de pelo menos um passo entre eles. Para escutar a mensagem completa, o visitante tem que aproximar-se de cada um dos auto-falantes, ficando sobre a projeção das fotos que mostram de Seul e Moscou a O Porto e Barcelona. Ao interagir com a obra, o público entra na paisagem projetada.

Murmúrio, 2012

Murmúrio, 2012

Geografia pessoal, paisagem externa

2011

Projeção de duas imagens em tamanho real de água escorrendo por ralos, um em Brasília e outro em Barcelona. A água gira para lados contrários em cada um dos vídeos em função do efeito magnético da terra. Joga-se com os pontos cardeais dos lugares onde o artista viveu, onde construiu suas relações e sua identidade. As imagens são identificadas pelo nome da cidade e por suas coordenadas.

Geografia pessoal, paisagem externa, 2011

Geografia pessoal, paisagem interna

2010

Stop motion sob fotos de Cláudio Versiani. Globo de acrílico, fotos de rostos de pessoas que se relacionaram com o artista impressas em acetato, tubos de plástico e câmara de ar. Projeção em tamanho variável.

Geografia pessoal, paisagem interna, 2010

 

Paisagem densa

2012 – 2013

Stop motion feito a partir de fotos de Cláudio Versiani em contraluz. Ao empilhar caixas, a silhueta do personagem vai preenchendo o espaço e vai desaparecendo, integrando-se na “paisagem”.

Paisagem densa, 2012

Sobre tudo, sobre todos, sobrevoo, sobro

2007

Boneco de louça, linha, cúpula de vidro, lanterna de led. Enquanto o boneco gira pela torção da linha, sua sombra é projetada no teto.

Sobre tudo, sobre todos, sobrevoo, sobro, 2007
Sobre tudo, sobre todos, sobrevivo, sobro, 2007

Este lugar é seu / no seu lugar estou / Em seu olhar eu sou / eu a te olhar / é este o meu lugar

2003

Projeção de texto sobre espaço expositivo. Projetor de slides montado sobre base giratória. Cada slide projeta uma das frases do título da obra ininterruptamente.

Este lugar é seu / no seu lugar estou / Em seu olhar eu sou / eu a te olhar / é este o meu lugar, 2003. Foto: Wilton Montenegro
Este lugar é seu / no seu lugar estou / Em seu olhar eu sou / eu a te olhar / é este o meu lugar, 2003. Fotos: Wilton Montenegro

 

Dê espaço ao tempo

2010

Placas com as sílabas DÊ – ES – PA – ÇO – AO – TEM – PO impressas em vinil fixadas em sequência em postes de rua. Na foto, detalhe de intervenção no Eixinho Norte de Brasília, onde foram penduradas 112 placas.

Dê espaço ao tempo, 2010
Dê espaço ao tempo, 2010

 

 

Deixe uma resposta