Tropikos

O Berço, série Tropikos, 2015

A uma volta completa, dá-se o nome de tropiko. E a completude exige um esforço desmesurado… 

Berço, série Tropikos, 2015. Detalhe de projeção sobre areia.

Objetos de uma sala se transformam em situações escultóricas onde vídeos, painéis eletrônicos, miniaturas e imagens dialogam com o entorno em um esforço de dar visibilidade ao encontro do artista com uma nova paisagem, o Rio de Janeiro.

Assim como na série Salas de Estar, 2014, as obras são independentes entre si, mas em conjunto, tratam do mesmo exercício de entendimento. Também exigem esforço do público – solicitam tempo, não se entregam a um olhar rápido – mas lhe recompensa com gestos de cumplicidade.

 

O BERÇO

Mesa de centro, cadeiras, fotos feitas com celular impressas sobre papel de algodão de pessoas que dormem nas ruas do Rio de Janeiro, miniprojeção de vídeo do artista, deitado na praia em uma espreguiçadeira, miniprojeção de vídeo de vista do Aterro do Flamengo, arame, areia, luz de led.

Berço, série Tropikos, 2015. Detalhes

 

WHAT IS IT THAT MAKES LIVING IN THE TROPICS SO BEATIFUL, SO APPEALING?

(After Richard Hamilton)

70 x 40 x 40 cm

Mesa de madeira, miniprojeção de vídeo de empregados domésticos andando em câmara lenta, miniaturas do artista e de Angélica Franca impressas em 3D, miniaturas de coqueiros, bananeiras e costelas de Adão, papel de seda e areia.

What is it that makes living in the tropics so beautiful, so appealing? (After Richard Hamilton), 2015. Foto: Cláudio Versiani
What is it that makes living in the tropics so beautiful, so appealing? (After Richard Hamilton), 2015

A VOLTA

130 x 30 x 30 cm

Mesinha de madeira, miniaturas do artista impressas em 3D, base giratória e painéis de led com o texto: A VOLTA – NÃO DEVOLVE – O QUE LEVOU.

A volta, 2015. Foto: Cláudio Versiani
A volta, 2015. Foto: Cláudio Versiani
A volta, 2015. Foto: Cláudio Versiani

BORDA

120 x 20 x 20 cm

Banco de madeira, projetores de led, xícaras, leite de magnésio. Vídeo em looping projeta imagem de remador captada por drone pelo fotógrafo Daniel Marenco.

Borda, 2016. Foto: Thalles Leite

Deixe um comentário