As obras desta série de 2014 utilizam objetos domésticos como base para a construção de situações escultóricas. Em todas elas exploram-se possibilidades de interação, exigindo ações do observador: ele deve contorcer-se sobre os objetos para escrutiná-los, inclinar-se para ouvir o que dizem, sentar-se neles ou caminhar ao seu redor para experimentá-los.
As três “mesas-instalações” reclamam, cada uma à sua maneira, o tempo das pessoas: saturada, Desassossego oferece circuitos montados com cartas, fones que sussurram frases, luzes, minipainéis de led, miniprojeção; em Nostalgia senta-se para tomar um café enquanto se assiste a alternância de duas miniprojeções sobre xícaras; em cima de O lugar das coisas só há uma foto indicativa da ação: deve-se colocar o ouvido sobre a mesa para ouvir uma canção. Já a “luminária-escultura” Je m’appelle, com seus diferentes eixos de atenção, convida o observador a um giro ao seu redor.
São quatro situações escultóricas que, por interação, transformam o observador em um “performer”.
Desassossego
2014
Mesa de madeira, cartas de baralho impressas e cartas feitas à mão, réguas, cubos de madeira, maquete de site specific em papel pluma, lanterna de led, cúpula de vidro, sacos de sílica, fotografia, minipainéis de led, miniprojetor de led, projeção de vídeo em looping, mp3 players e fones de ouvido que emitem as frases QUANDO PARTO, ME DIZ ESPERA e QUANDO VOLTO, ME DIZ AJUSTA.
Nostalgia
2014
Mesa de madeira, cadeiras de madeira, xícaras, colheres de café, máquina de café, açucareiro, café, açúcar e adoçante, miniprojetor de led, projeção de vídeo em looping.
O lugar das coisas
2014
Mesa de madeira, cadeira de madeira, fotografia, mp3 player e autofalante de vibração que emite em looping a canção Quem Sabe, de Carlos Gomes, interpretada por Patrícia Ahmaral. É preciso encostar o ouvido na mesa para ouvir a música.
Je m’appelle
2016
Hastes de metal, borracha, impressão 3D, lâmpadas, telefone celular, vídeo. O vídeo reproduz uma coleção de imagens de encontros entre familiares e amigos do artista.