O homem que não sabia jogar joga com o homem que sabia errar

ELIDA TESSLER

Setembro de 2006. Publicado em Obras Comentadas da Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. MAM – São Paulo.

 

Pingue – Eu sou o homem que não sabia jogar. Li Heráclito e já morri. O mesmo Heráclito que anuncia: “A vida é um jovem que joga, jogo de dados: do jovem é o reino” 1 Quer jogar uma partida comigo?

Pongue – Eu não morro. Eu erro. A errância entre a arte e a vida me joga sempre para o outro lado da rede. Como posso ser seu adversário quando já sou o meu?

Pingue – Primeiro erro: neste ou em qualquer outro jogo, somos sempre o nosso primeiro adversário, o que não exclui um segundo, um terceiro, ou todo o público que estiver nos assistindo. Podemos circular em volta da mesa sincronicamente jogue na vez do outro… seja o outro na sua vez. Assim, já não nos banharemos nas mesmas águas de um mesmo rio. Serás o vencedor enquanto estiveres jogando e criando as possibilidades do erro. Regra não há. Fluxos sim, ou Fluxus.2

Jogo dos Sete Erros

Pongue – Chico Amaral tem uma série de trabalhos com a proposta Jogo dos 7 erros. Ele já concebeu, por exemplo, várias mesas de pingue-pongue circulares, com 180 cm de diâmetro. Nesta passagem de um campo a outro, realizamos a volta de 360 graus, para retornarmos diferentes ao nosso ponto de partida. Chico Amaral me perturba. Com as bolas de pingue-pongue recheadas com areia ou água, eu me frustro. Elas não prolongam a trajetória de meu gesto, perco o passo, desacerto o espaço.

Pingue – Segundo erro: Ponto perdido é ponto ganho! Questões de posicionamento e ação, meu caro. Atenção: Percepção requer envolvimento. 3 O espaço e o tempo estão no som da bola branca que bate e rebate, pica e repica, ou ainda desaparece. Quando a bolinha cai no vazio, o silêncio anuncia o fracasso. Ponto final. Não há mais campo, não há mais mesa, rompe-se o eixo de alternância. Se seguirmos alguns lances de Samuel Beckett, saberemos que ri melhor quem falha por último. Tente de novo.

Pongue – Estou me sentido como Hamm, personagem de seu amigo Beckett em Fim de partida: “Me sinto um pouco à esquerda demais (…) Agora me sinto um pouco à direita demais (…) Me sinto um pouco pra frente demais. Agora me sinto um pouco pra trás demais (…) Não fique aí parado (…) você me dá arrepios.”4

Pingue O Jogo dos 7 erros – proposta 1 não quer saber de ninguém parado. É o movimento que promove o jogo. O homem que não sabia jogar imobilizou-se no seu desespero, não soube esperar, perdeu as esperanças. Suicidou-se. Este sou eu. Mas como eu, neste caso, posso ser o outro (seja o outro na sua vez), vivo agora esperando adversários. Toda espera é um ato de afeto. Agora eu já sei: Importa saber viver. Importa saber jogar. Viver e jogar é o mesmo5 . Em algumas bolinhas de pingue-pongue, posso ler: minha vez de esperar sua vez.6 Quer jogar uma partida comigo?

Jogo dos Sete Erros. Foto Tuca Reinés, arquivo MAM SP

PongueFluxus, enquanto movimento da história da arte recente e associado ao Dada é uma das bolinhas de pingue-pongue de Chico Amaral. O artista joga com a história da arte fatiando-a e apresentando-a em múltiplas camadas. Esticaa da mesma forma como estende uma mesa-campo a 6,8 m. Neste caso, o território do jogo pode vir a ser uma linha de horizonte. Você, como o homem que não sabia jogar, já vivenciou a situação radical de uma linha de horizonte que se modifica ao compasso de nossos pés, não é mesmo? O chão cede quando nos colocamos em movimento.

Pingue – Você não me respondeu, e este é seu terceiro erro. Você está abandonando a errância para entrar no campo das divagações. E isto é muito diferente.

Pongue – Você é que não está percebendo. Erro com o cuidado persistente de acertar, lição de Platão reativada por Donaldo Schuler. Tentamos falhar melhor do que Beckett ou procuramos os impossíveis de uma utopia?7

Pingue – O que procuramos é ocupar os lugares, e para mim, isto é sempre possível. Porém, antes de ocupar propriamente falando, é preciso inventar. Esta é a linguagem da arte: criar lugares de jogo entre as visibilidades e as invisibilidades. O que me conduz ao desejo de estar junto à James Joyce, quando ele cria sua palavra-valise visuabilidades.Um autêntico pingue-pongue entre a visualidade e a habilidade. Nestas estratégias de jogo, é necessário ser muito hábil.

Pongue – Sou inábil. Sou ingênuo. Sou quase cego. Eu erro. Preciso de equipamentos para ver, óculos espelhados e olhos mágicos…

Pingue – Quarto erro: você não vê pouco, você olha o duplo! O um e o outro, o dentro e o fora, o eu que não sou eu, tudo isso! Uma coleção de issos! A sua miopia é a minha utopia!

Pongue – Fico vaidoso. Agora sou tal qual Hamm, o cego de Beckett, ou Hamlett, de Sheakspeare. Ser ou não ser, eis a questão.

Pingue – Quinto erro, e agora as coisas estão indo longe demais. Ser um e ser outro eis a questão do jogo.

Jogo dos Sete Erros, miniatura

Pongue – Não frequento o Olimpo dos esportes mas conheço o OULIPO literário: fabricante de regras, criam subvertendo-as ou dependendo delas. Há regras para escrever. Há regras para entrever. Marcel Duchamp também fazia parte deste grupo fundado pelo poeta Raymond Queneau, autor de Exercícios de estilo. Não vamos esquecer do que Duchamp propôs: São os olhadores que fazem o quadro.

Pingue – Estou cansando de tantos exercícios. Sexto erro: são os jogadores que fazem o jogo!

– Pingue “O fim está no começo, e no entanto, continua-se”8. Este é um outro aprendizado a partir de Beckett. Mas a partida é nossa, e também o resultado, e ainda o prêmio. Não podemos descolar a proposição 1 de todas as outras de Chico Amaral: há a mesa que se estende como um horizonte, há aquelas que se tornaram circunferências, as que se dobram como quem derrapa e trava, em movimentos angulosos e quebradiços. Repare na mesa-escada e na mesa estreita, nas raquetes superdimensionadas ou as arqueológicas, apresentando os rebatimentos como camadas de história. Alterações dos equipamentos proporcionando o alargamento da percepção. Ponto para Antoni Muntadas! E…

– Pongue – Agora sou eu quem diz: Sétimo erro!!! É preciso terminar o jogo, concentrando-se apenas na proposição 1, de 1999, que agora faz parte da Coleção do MAM-SP. Sim, aceito jogar uma partida com você.

 

—–

1 Devo a estrutura deste texto ao fantástico ensaio de Donaldo Schuler O homem que não sabia jogar (Porto Alegre, Movimento,1998) a quem agradeço por ter me ensinado a jogar de forma diferente com as palavras. Este ensaio trás importantes noções filosóficas e literárias ao universo da criação artística. A citação de Heráclito abre o ensaio de Donaldo Schuler, como uma epígrafe.

2 Como define Jon Hendricks, Fluxus, enquanto um movimento artístico, nasceu de uma necessidade em 1961, tendo George Maciunas como mentor. As noções de mudança que as definições do dicionário forneciam para a palavra fluxo foram adotadas para a redação do primeiro manifesto, tais como mudança, endurecimento, purificação, fluidez e fusão. In: catálogo da exposição O que é fluxus? O que não é? O porquê. Curadoria de Jon Heidricks. CCBB-Brasília, 2002.

3 Esta proposição é do artista catalão Antoni Muntadas, apresentada em diferentes suportes e situações, em diversos idiomas. Faço aqui referência ao backlight instalado na Galeria Chaves (Porto Alegre), obra pertencente ao acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos, Porto Alegre.

4 BECKETT, Samuel. Fim de partida. SP, Cosac & Naify, 2002.

5 SCHULER, Donaldo. O homem que não sabia jogar. Porto Alegre, Movimento, 1998. p.79

6 Remeto o leitor ao texto de Marilia Panitz Acaso e estratégia publicado no catálogo Gentil Reversão, CCBB-Brasília – 7/12/2001-8/2/2002, p.94, onde ela aborda a produção de Chico Amaral, relacionada aos outros artistas da exposição, quais sejam, Ana Miguel, Elder Rocha Ge Orthof e Ralph Gehre. Neste mesmo catálogo, encontramos o texto As regras do jogo, onde Ge Orthof percorre os elementos que compõem o jogo de Chico Amaral, ao mesmo tempo que decompõem algumas regras da arte.

7 Sabe-se que o assunto preferido de Samuel Beckett é o fracasso, e este tema está brilhantemente exposto por Fabio de Souza Andrade, no texto de apresentação da peça Fim de partida, bem como a proposição beckettiana: tentar de novo, falhar melhor.

8 Esta é uma das falas de Hamm, personagem da peça O fim da partida de Samuel Beckett (SP, Cosac & Naify, 2002), p.128. Desta afirmação, segue-se outra, que faz jus ao JOGO DOS SETE ERROS proposto por Chico Amaral: “Talvez pudesse continuar minha história, dar um fim e começar outra.”

Deixe uma resposta